quinta-feira, 28 de março de 2013

Bicicleta, Esteira ou Tranport?

Quando voltei para a academia (depois de muito tempo), fiquei na maior dúvida em qual aparelho começar, já que eu estava totalmente fora do peso e sem condicionamento nenhum.
Vou falar para vocês um pouquinho sobre cada aparelho primeiro.

Bicicleta

Faz um ótimo trabalho nas coxas. O grau de esforço é menor, já que o próprio aparelho suporta seu peso corporal. Esse é o aparelho que menos exige esforço, por isso ele é mais indicado para pessoa que estão muito acima do peso ou que tem problemas nas articulações (por não ter muito impacto). Por esse motivo, a  bicicleta ergométrica é a que proporciona menos gasto calórico do que os outros aparelhos.

Esteira

Tem um grande trabalho nas panturrilhas, além de melhorar a circulação, prevenindo as varizes. Fortalece os glúteos, coxa, panturrilha e abdômen. O esforço é maior, já que obriga o indivíduo a suportar o próprio peso durante a atividade. O exercício na esteira requer alguns cuidados como não caminhar apoiado ou muito longe da barra de apoio. Ao caminhar sem segurar na barra de apoio, como se estivesse caminhando na rua, você trabalhará também os braços. A escolha do tênis deve ser adequada, pois diferente da bicicleta e transport, você precisará de um calçado que amenize o impacto ao pisar.

Transport

Ótimo para glúteos e coxa, e pode ser trabalhado invertidamente (para trás), o que ajudará o trabalho dos músculos posteriores da coxa e glúteo. Assim como a esteira seu esforço é maior, por também ter que suportar o próprio peso durante a atividade. Esse aparelho é o que mais tem gasto calórico, por isso ele é recomendado a quem já pratica exercícios há algum tempo. É um aparelho de baixo impacto, o que é uma boa opção para quem tem problemas nas articulações.


O que eu fiz:
Logo no primeiro dia de exercício, sabia que a esteira estava fora de cogitação para mim. Então optei primeiro pela bicicleta que requer menos esforço. Fiquei nela aproximadamente 1 mês, todos os dias, e quando senti que meu condicionamento estava melhor, decidi enfrentar meu maior desafio, a esteira. No início do segundo mês comecei a caminhar na esteira, no começo devagar, e aos poucos fui aumentando o ritmo. Agora no início do terceiro mês, estou intercalando caminhada na esteira (3 vezes por semana) e caminhada na pista ao ar livre (2 vezes por semana), o chão da pista onde caminho é de pedrinha, então o esforço é maior, é como se eu estivesse caminhando na areia da praia. Meu objetivo é começar a correr em breve. O transport eu não ligo muito, mas vou ver se pelo menos 1 vez por semana eu faço ele...

Tá aí a dica para quem tem dúvidas por onde começar! =)

Instagram

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tem alguma dúvida, sugestão ou recado? Deixe aqui! Obrigada pela visita, pelo comentário, e volte sempre!
Tem blog? Deixe aqui para eu conhecer! ;)